Colo do útero... Como analisar?

Está a tentar engravidar? Tem dúvidas? Aqui pode compartilhar as suas experiências, falar sobre o seu ciclo, sobre o seu gráfico da temperaturas, etc ...

Moderador: avpower

Utilizadores a ver este Fórum: Tatyjose e 0 visitantes

Colo do útero... Como analisar?

Mensagempor Ane0908 » quarta 25 ago 2010 20:44

Meninas,

não acompanhei o meu colo do útero durante o ciclo. Acontece que hoje queria ver como estava, mas, não sei ver se está mole ou duro, alto ou baixo! Como vocês analisam?

E sempre que estiver baixo e duro não será gravidez?

Obrigada,

Ane.
Ane0908
primeiro passo

592
terça 3 ago 2010 15:30
ES - Brasil

Re: Colo do útero... Como analisar?

Mensagempor Ailacapp » quarta 25 ago 2010 20:52

Ane, analisar o colo de útero é meio difícil e vc precisará de tentativas prá descobrir o que é mole e o que é duro. Alto e baixo são mediads bem fáceis. Alto é quando nosso dedo quase não consegue tocar o colo e baixo ao introduzirmos o dedo achamos logo o colo. Mole tem a textura de nossos lábios e duro é como tocar a ponta do nariz...mas sinceramente levei tempo até descobrir o q era mole no meu corpo.....Sinceramente acho muito mmelhor acompanhar pela temperatura, muco, tiras de teste do que fiar todos os dias na idéia subjetiva. Fiz isto sim e com isto descobri a gravidez mas te digo só aprendi qdo vi o colo mole da gravidez. Antes eu achava q era uma coisa ou outra coisa. Bem, existem tópicos aqui prá q vc tire dúvidas. Boa Sorte!
Ailacapp
primeiro passo

1382
segunda 7 jun 2010 22:30

Mensagempor Ailacapp » quarta 25 ago 2010 20:56

Ane, recortei lá do fórum e vou colar aqui prá q dê uma lida.

Para que eu possa controlar o meu periodo fértil e não fértil:

1) Com as mãos bem lavadas, coloque uma luva descartável (de preferência transparente, pra vc poder observar o muco cervical ao mesmo tempo). É aconselhável usar a luva para evitar infecções, pequenos cortes (por causa das unhas), e por razões higiênicas.

2) A melhor posição para observar a posição cervical, é meio agaixada/meio sentada.

3) Coloque o dedo indicador dentro da vagina, inserindo o mais alto que puder, até alcançar o colo do útero.

4) Observe a posição em que o colo está, a textura, e tb a abertura.

- Posição:
- Baixo: vc não vai precisar inserir muito o dedo na vagina, logo vai encontrar o colo. Na posição baixa, vc vai conseguir sentir tb um pouco dos lados do colo.
- Médio: posição intermediária entre colo baixo e alto.
- Alto: nesta posição, o colo é mais difícil de tocar, pois está no topo da vagina. Muitas vezes só se consegue tocar a pontinha. outras vezes o colo está tão alto que nem se consegue tocá-lo.

- Textura:
- Firme: ao tocar o colo do útero, a sensação é de estar tocando a ponta do nariz.
- Médio: textura intermediária entre firme e macio/esponjoso.
- Macio ou esponjoso: ao tocar o colo, a sensação é de estar tocando o lábio.

- Abertura:
- Fechado: A sensação é de tocar a parede lisa do colo do útero.
- Médio: Abertura intermediária entre aberto e fechado.
- Aberto: A sensação é de estar tocando uma covinha, muitas veze bem pequena.

5) Retire o dedo da vagina, retire e descarte a luva.

Como interpretar estas informações:

Durante a menstruação, o colo normalmente está baixo e firme, e um pouco aberto, para o fluxo passar. A sensação é mesmo de estar tocando a ponta do nariz. Não é necessário observar a posição do colo durante a menstruação, até porque o objetivo é identificar a ovulação.

Após a menstruação, o colo se mantém baixo e firme, e a abertura do útero se mantém fechada.

Quando a ovulação está se aproximando, o colo vai ficando mais alto, perto do topo da vagina, e vai ficando cada vez mais macio, como a sensação de tocar o lábio. Isto significa que vc está entrando no período fértil. A posição mais fértil é quando o colo está alto, macio e aberto (para os espermatozóides poderem passar). Mas não se preocupe se a posição variar um pouco no período fértil, às veze a ovulação se atrasa por alguma razão e o colo sobe e desce um pouco antes de atingir a posição ideal. Vc pode tb observar o colo alto, macio e aberto durante vários dias. Lembre-se que vc tem que analisar o conjunto dos sinais de fertilidade.

Após a ovulação, o colo desce, ficando mais baixo, firme e fechado. Lembre-se que a abertura das mulheres que já deram a luz é sempre maior. Então, pode ser que vc não sinta que a abertura esteja tão fechada. Esta mudança após a ovulação pode acontecer imediatamente, ou depois de algumas horas, ou mesmo de alguns dias. Cada mulher é diferente.

Quando a gravidez acontece, o colo às vezes sobe, ficando alto, macio e fechado. Mas isto pode acontecer em épocas diferentes em mulheres diferentes. Observar a posição do colo pra identificar a gravidez não é uma coisa muito certa ou confiável. Apenas o teste de gravidez positivo ou o ultrasom podem confirmar a gravidez."
Ailacapp
primeiro passo

1382

Mensagempor Ane0908 » quarta 25 ago 2010 21:05

Muito obrigada Aila!

E desculpa o trabalho que te dei!

Como vc disse, é difícil saber, ainda mais sem conhecer o meu colo (já que nunca vi como era antes). Mas, de acordo com as instruções que vc me deu, eu acho que o meu está alto( já que quase não consegui tocá-lo), mas acho que ele está duro, pois parece mais que estou tocando a ponta do nariz do que os lábios!!! E aí? Ele não se encaixa em nenhuma classificação! rsrsrs

Mais uma vez obrigada! E muita saúde aos 2! Fiquem com Deus!

Bjinhos, Ane.
Ane0908
primeiro passo

592
ES - Brasil

Mensagempor isamelo2 » quarta 25 ago 2010 21:12

Olá Aila!!

Me tira uma dúvida.. na ovulação ele deve estar alto, não é? Na verdade, após a ovulação acho que é meio difícil analisar o colo para ver uma possível gravidez... já que vi alguns relatos de pessoas que dizem que o colo estava macio e baixo... outras alto e duro... acho que é mais provável analisarmos o colo para ver a ovulação, apesar que é difícil ver o meu muito alto... sempre o vejo mais alto, após a ovulação.... Você sabe me dizer se na ovulação ele está SEMPRE alto?

Bjs

Isa
isamelo2
primeiro passo

1216
quarta 30 dez 2009 21:43
Brasil

Mensagempor Ailacapp » quinta 26 ago 2010 10:28

Ane, comigo era assim. Ele subia ficava alto e duro e quando chegava perto da ovulação ele amolecia (alto e mole indicava ovulação) mas continuava alto. A mudança é sutil e por isto recomendo outros métodos. Depois ele ficava um tempo alto e duro e depois vinha descendo bem durinho. No dia em q desconfiei da gravidez ele estava mole mas já havia se passado dias então ficar verificando todo dia vira paranóica pois não vemos diferença. Bem, quando descnfiei da gravidez tive a certeza justamente pq ele estava mole como nunca. Estava médio nem alto nem baixo.
Em que fase do ciclo vc está?
Espero ter ajudado embora não confie.
bjinhos
Ailacapp
primeiro passo

1382

Mensagempor Ailacapp » quinta 26 ago 2010 10:32

Isa, não sei se ele sempre se comporta da mesma forma com todas nós. Comigo ele ficava alto e duro um tempão e pertinho da ovulação ele amolecia e permanecia alto. Depois ficava duro e alto e vinha descendo com o passar dos dias. Percebi a gravidez bem cinco dias antes da data da menstruação pois ele estava baixo e mole como nunca havia ficado. Tenho dúvidas deste método. No início fiquei empolgada mas depois descurti.
Bem a escolha é de cada uma. Boa Sorte!
bjinhos
Ailacapp
primeiro passo

1382

Mensagempor Ane0908 » quinta 26 ago 2010 10:45

Obrigada Aila!

Bom, eu estou hj no 14º DPO!
O q complica tb, é q eu não tenho como fazer comparações do meu colo hj com o q ele estava em outros momentos do ciclo, pois eu nunca havia visto como era meu colo. Apenas ontem tive essa curiosidade. E achei ele alto e duro. Mas, como não tenho um comparativo, não sei se antes ele estava mais duro, ou mais mole... Difícil!
Muito obrigada pela sua atenção!

Amanhã devo saber se tenho um bebezinho em meu ventre! E aí falo pra vcs!

Bjinhos, Ane.
Ane0908
primeiro passo

592
ES - Brasil

Mensagempor isamelo2 » quinta 16 set 2010 17:22

Olá Meninas!!

Voltei a procurar esse tópico para alguém se puder.. me ajudar a sanar uma dúvida. Verifico a algum tempo o meu colo, mas sempre encontro a dita covinha (orifício).... já li em alguns (vários) sites que o colo fechado é qdo se sente o colo liso .. sem nada.. mas eu nunca vejo ele liso... sempre vejo uma covinha.... qdo chega mais próximo da ovulação. (meio do ciclo) percebo que essa covinha está mais saliente (enrugadinha) será isso a se considerar o colo aberto? Depois me parece que ele volta a ficar menos saliente... porém... sempre encontro a covinha!!
Se alguém puder me ajudar!!

Beijokas!!

Isa
isamelo2
primeiro passo

1216
quarta 30 dez 2009 21:43
Brasil

Mensagempor Ailacapp » quinta 16 set 2010 21:14

Isa, eu nunca consegui saber se estava aberto ou fechado pois eu tinha a mesma dúvida q vc. Achava q fechado era liso e enrugado era aberto. Nunca senti covinha nenhuma. Por isto desisti do método. Apenas acompanhei pór curiosidade. E sem querer denti ele mole antes de descobrir q tava grávida.
bjinho
Ailacapp
primeiro passo

1382

Próximo

Voltar para Treinantes