Como analisar o meu muco??

Explicação do funcionamento e ajuda aos problemas técnicos que pode encontrar no espaço que gere o seu gráfico da temperatura.

Moderador: avpower

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Como analisar o meu muco??

Mensagempor bibou26 » quarta 1 abr 2009 19:43

Portanto, para resumir, o muco servical é secretado pelo colo do útero, sob a influência do estrógenio, hormona feminina secretada pelos ovários. Corre ao longo da vagina e é sentido ou visto pela mulher ao nivel da vulva (pode reparar, por exemplo, na parte inferior da roupa interior).

O muco é um sinal de fertilidade. Ele está presente ao longo de todo o ciclo sob diferentes aspectos. O seu papel no momento da ovulação é proteger, nutrir os espermatozóides (se houver) e de os transportar através das vias genitais femininas até ao óvulo nas trompa. Sem muco, os espermatozóides depositados na vagina (meio ácido) morrem facilmente. Logo que o
muco aquoso mude e apareça o muco clara de ovo, o período fértil da mulher começa.

Como o identificar e em que período surge no ciclo?

O muco pegajoso:

Após o período mentrual, a mulher, geralmente, não observa nenhuma secreção: ela não vê nada e sente-se perfeitamente seca. Este período é infértil mas a sua duração é muito variável de ciclo para ciclo e de mulher para mulher.

Depois, o muco que se começa a observar é muitas vezes branco opaco e pegajoso. Este muco ainda não é favoravel aos espermatozóides mas a sua chegada anuncia o ínicio do período fértil.
Ele é menos fértil porque, se o analisarmos ao microscópio electrónico, parece uma rede de malhas completamente apertada dentro da qual os espermatozóides têm dificuldade em circular.

Por vezes, não vê o muco pegajoso, mas a mulher sente-se bruscamente húmida: é sinal de um ligeiro fluxo de muco líquido, que também anuncia o ínicio do período fértil.

Imagem

O muco aquoso: líquido...

Em seguida, o muco vai modificando de dia para dia: de branco passa a transparente. Ele pode ser ligeiramente esticado entre dois dedos em filamento ou em vela. Ás vezes, algumas mulheres não são capazes de recolher muco entre os dedos mas sentem uma sensação de humidade várias vezes durante o dia.
Tudo isto é característico do período fértil. Estes são sinais de que a ovulação se apróxima. Na verdade, é o estrogénio secretado pelos ovários que faz o muco líquido e filante e são essas hormonas que vão fazer amadurecer os folículos que contêm os óvulos nos ovários: o corpo prepara-se em diferentes locais para o mesmo evento.

Imagem

O muco clara de ovo, o mais fértil

Finalmente, o muco torna-se mais filante (esticável) e transparente. A mulher pode ter a sensação de estar molhada ou lubrificada (como se tivesse óleo). Este momento do ciclo é tão caracteristico que a maioria das mulheres o sente, sem saber necessariamente o que ele significa. Este período corresponde ao momento de maior fertilidade. Ao microscópio podemos observar que as malhas do muco são eliminadas e que os espermatozóides circulam muito rapidamente. Porquê? Porque a ovulação é iminente ou está a ocorrer. Isto corresponde a um pico de secreção de estrógenio, seguido de uma queda acentuada. No dia seguinte, a segunda hormona do ciclo assume o controlo e é secretada em quantidade: é a progesterona que faz coagolar o muco e aumentar ligeiramente a temperatura. Resultado: o muco desaparece bruscamente ou torna-se branco e pegajoso. O período fértil termina e inicia-se o período infértil pós-ovulatório que dura 14 dias até á menstruação seguinte.

Imagem

Espero que vos possa ajudar...

bibou
bibou26
Administrador

22
domingo 15 mar 2009 22:35

Re: Como analisar o meu muco??

Mensagempor lucca » segunda 5 out 2009 12:17

bibou26 Escreveu:Portanto, para resumir, o muco servical é secretado pelo colo do útero, sob a influência do estrógenio, hormona feminina secretada pelos ovários. Corre ao longo da vagina e é sentido ou visto pela mulher ao nivel da vulva (pode reparar, por exemplo, na parte inferior da roupa interior).

O muco é um sinal de fertilidade. Ele está presente ao longo de todo o ciclo sob diferentes aspectos. O seu papel no momento da ovulação é proteger, nutrir os espermatozóides (se houver) e de os transportar através das vias genitais femininas até ao óvulo nas trompa. Sem muco, os espermatozóides depositados na vagina (meio ácido) morrem facilmente. Logo que o
muco aquoso mude e apareça o muco clara de ovo, o período fértil da mulher começa.

Como o identificar e em que período surge no ciclo?

O muco pegajoso:

Após o período mentrual, a mulher, geralmente, não observa nenhuma secreção: ela não vê nada e sente-se perfeitamente seca. Este período é infértil mas a sua duração é muito variável de ciclo para ciclo e de mulher para mulher.

Depois, o muco que se começa a observar é muitas vezes branco opaco e pegajoso. Este muco ainda não é favoravel aos espermatozóides mas a sua chegada anuncia o ínicio do período fértil.
Ele é menos fértil porque, se o analisarmos ao microscópio electrónico, parece uma rede de malhas completamente apertada dentro da qual os espermatozóides têm dificuldade em circular.

Por vezes, não vê o muco pegajoso, mas a mulher sente-se bruscamente húmida: é sinal de um ligeiro fluxo de muco líquido, que também anuncia o ínicio do período fértil.

Imagem

O muco aquoso: líquido...

Em seguida, o muco vai modificando de dia para dia: de branco passa a transparente. Ele pode ser ligeiramente esticado entre dois dedos em filamento ou em vela. Ás vezes, algumas mulheres não são capazes de recolher muco entre os dedos mas sentem uma sensação de humidade várias vezes durante o dia.
Tudo isto é característico do período fértil. Estes são sinais de que a ovulação se apróxima. Na verdade, é o estrogénio secretado pelos ovários que faz o muco líquido e filante e são essas hormonas que vão fazer amadurecer os folículos que contêm os óvulos nos ovários: o corpo prepara-se em diferentes locais para o mesmo evento.

Imagem

O muco clara de ovo, o mais fértil

Finalmente, o muco torna-se mais filante (esticável) e transparente. A mulher pode ter a sensação de estar molhada ou lubrificada (como se tivesse óleo). Este momento do ciclo é tão caracteristico que a maioria das mulheres o sente, sem saber necessariamente o que ele significa. Este período corresponde ao momento de maior fertilidade. Ao microscópio podemos observar que as malhas do muco são eliminadas e que os espermatozóides circulam muito rapidamente. Porquê? Porque a ovulação é iminente ou está a ocorrer. Isto corresponde a um pico de secreção de estrógenio, seguido de uma queda acentuada. No dia seguinte, a segunda hormona do ciclo assume o controlo e é secretada em quantidade: é a progesterona que faz coagolar o muco e aumentar ligeiramente a temperatura. Resultado: o muco desaparece bruscamente ou torna-se branco e pegajoso. O período fértil termina e inicia-se o período infértil pós-ovulatório que dura 14 dias até á menstruação seguinte.

Imagem

Espero que vos possa ajudar...

bibou

Vê só...
Como vou analisar meu muco se não percebo ainda que ele existe? Já faz uns 4 meses que deixei de tomar pírula e não consigo visualizar esse muco, mas eu menstruo normal, meu ciclo tá bem regular, de 28 dias, bem certinho... E às vezes eu confundo com o resto do ejaculado do dia anterior, por exemplo, como diferenciar? E será que eu ovulo mesmo?Obrigada.
lucca
primeiro passo

40
domingo 27 set 2009 16:33

Mensagempor Cibele » sexta 30 out 2009 22:59

Olá!!
Algumas mulheres tem dificuldades mesmo em observar. Principalmente após parar de tomar pílula. Eu fiz um acompanhamento com o CENPLAFAM na minha cidade e a minha instrutora me disse que existem mulheres que por vários ciclos não conseguem enxergar o muco elástico. Porém o mais importante não é vc ver e sim SENTIR. Se vc deseja espaçar uma gravidez logo após a sua menstruação deve ter relações nos dias que se sente SECA, em dias ALTERNADOS e à noite. Os dias alternados servem para que você não acabe se confundindo com o esperma da relação anterior. Assim que começar a sentir a umidade as relações devem ser suspensas. Abruptamente a mulher sente-se seca novamente. Isso indica que no dia anterior a ovulação aconteceu. Então, espera-se mais 3 dias e no quarto as relações estão liberadas a qualquer hora do dia e quantas vezes o casal quiser...e aguentar...:)
Agora, se vc deseja engravidar, os dias em que se sente úmida são os seus dias potencialmente férteis.
Sou usuária do método Billings a 2 anos e estou amando. Consegui engravidar apenas quando quis (apesar de ter sofrido um aborto espontâneo :() e me sinto mais dona do meu corpo. Se vc realmente quer aprender, procure uma instrutora do método. Deve existir um CENPLAFAM na sua cidade.

Um beijo!!
Cibele
** Ver o meu gráfico da temperatura basal**
Cibele
primeiro passo

63
sábado 10 out 2009 17:32

Mensagempor MayaLDB » segunda 8 fev 2010 18:26

Surgiu uma dúvida! :?
Esse muco pegajoso seria o muco espesso ou o muco seco??
Qual seria a diferença entre muco seco e espesso???
MayaLDB
primeiro passo

22
sábado 16 jan 2010 12:30
Curitiba-PR-Brasil

Mensagempor doisemum » sábado 13 fev 2010 13:10

MayaLDB Escreveu:Surgiu uma dúvida! :?

Muco seco é quando você não tem muco :lol: ... Quando se sente seca, sem muco...

Muco espesso é um muco grosso, que pode ser pegajoso ou não.
doisemum
primeiro passo

1395
quinta 14 jan 2010 18:53

Mensagempor MayaLDB » quarta 17 fev 2010 17:47

doisemum Escreveu:
MayaLDB Escreveu:Surgiu uma dúvida! :?

Muco seco é quando você não tem muco :lol: ... Quando se sente seca, sem muco...

Muco espesso é um muco grosso, que pode ser pegajoso ou não.

Obrigada!!
Foi oq eu pensei!
Fiquei em dúvida pq li em algum lugar q o muco seco é qdo ele começa a coagular!!!
Mas vc me ajudou a tirar essa dúvida!!!
MayaLDB
primeiro passo

22
sábado 16 jan 2010 12:30
Curitiba-PR-Brasil

Mensagempor doisemum » quarta 17 fev 2010 19:14

;)

Fico contente em poder ajudar... Sempre às ordens!
doisemum
primeiro passo

1395
quinta 14 jan 2010 18:53

Mensagempor Lirios » segunda 1 mar 2010 18:37

Meninas estou fazendo meu grafico pela primeira vez e tenho duvidas quanto ao muco...então achei este site que tb tem fotos e podem nos ajudar..

http://blogdiariodatentante.blogspot.co ... vular.html

Bjs
Débora
Imagem

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e o mais importante, acreditar em você de novo e acima de tudo em DEUS
Lirios
primeiro passo

893
sexta 5 fev 2010 16:59
Campinas/SP

Mensagempor ftorres » segunda 8 mar 2010 19:59

Débora,
Obrigada,
Foi muito útil este link, adorei está muito didático...
Dei uma olhada no seu gráfico, menina capricha nos treinos, parece que está chegando a hora.... Boa Sorte!
bjs,
Fabiana
Imagem
[b]11º-dez-POSITIVO
ftorres
primeiro passo

2186
quarta 17 fev 2010 13:10
Brasil - SP

Mensagempor valgarb » quarta 14 abr 2010 14:50

Iniciei meu grafico hj e tenho uma duvida:
Nunca consegui ver o muco em minhas roupas intimas, vejo um pouco qdo vou fazer bibi e ao me secar sai no papel,mas nunca tive aquele muco gde q a maioria tem, pq sera?
beijos
Eu 42 anos ,ele 41
Todos os exames ok
Nosso primeiro milagre chama-se Gabriela e tem 15 anos
2 abortos , o primeiro aos 29 anos o segundo aos 41 anos.
Em 2010 queremos nosso segundo milagre.

Imagem

** Ver o meu gráfico da temperatura basal**
valgarb
primeiro passo

37
quinta 8 abr 2010 19:23

Próximo

Voltar para Funcionamento do Gráfico da Temperatura Basal