Como verificar o colo?

Explicação do funcionamento e ajuda aos problemas técnicos que pode encontrar no espaço que gere o seu gráfico da temperatura.

Moderador: avpower

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Como verificar o colo?

Mensagempor Elora » sábado 4 jun 2011 20:14

Olá meninas!

Sou nova aqui no site, estou adorando! Vi que no gráfico tem um opção sobre o cólo do útero. Como faz para verificá-lo? Digo, quando verificamos, o que é de costume sentir e o que quer dizer?
Coloquei meu gráfico disponível, se vcs tiverem alguma opnião pode me dizer, por favor me ajudem!!
Desejo muita sorte para todas nós que tentamos realizar este sonho, bjs!!!

http://www.mamanandco.com.pt/ovulacao/p ... 0514-15568
Elora

4
sexta 3 jun 2011 23:45

Re: Como verificar o colo?

Mensagempor Leka02 » sexta 24 jun 2011 15:15

Ola meninas, sou nova aqui no site, mas estou adorando, pois estou aprendendo muitas coisas...

Quanto a como verificar o colo do utero, encontrei em um blog essa explicação. Achei bem facil de entender e por isso vim compartilhar. O link é esse: http://sempremulhersempre.blogspot.com/ ... vical.html

Mas resolvi colar aqui a explicação para facilitar.

O Método da Auto-palpação Cervical é baseado nas mudanças das características do colo uterino, conforme o momento do ciclo menstrual pelas influências hormonais. Quando a mulher é fértil o colo está alto, macio e com o orifício central entreaberto, enquanto que na fase infértil o colo está baixo, encontrando-se muito facilmente quando se introduz os dedos na vagina, e está duro com o orifício externo fechado

Como verificar a posição cervical
1) Com as mãos bem lavadas, coloque uma luva descartável (de preferência transparente, pra vc poder observar o muco cervical ao mesmo tempo). É aconselhável usar a luva para evitar infecções, pequenos cortes (por causa das unhas), e por razões higiênicas.
2) A melhor posição para observar a posição cervical, é meio agaixada/meio sentada.
3) Coloque o dedo indicador dentro da vagina, inserindo o mais alto que puder, até alcançar o colo do útero.
4) Observe a posição em que o colo está, a textura, e tb a abertura.
- Posição:
- Baixo: vc não vai precisar inserir muito o dedo na vagina, logo vai encontrar o colo. Na posição baixa, vc vai conseguir sentir tb um pouco dos lados do colo.
- Médio: posição intermediária entre colo baixo e alto.
- Alto: nesta posição, o colo é mais difícil de tocar, pois está no topo da vagina. Muitas vezes só se consegue tocar a pontinha. outras vezes o colo está tão alto que nem se consegue tocá-lo.
- Textura:
- Firme: ao tocar o colo do útero, a sensação é de estar tocando a ponta do nariz.
- Médio: textura intermediária entre firme e macio/esponjoso.
- Macio ou esponjoso: ao tocar o colo, a sensação é de estar tocando o lábio.
- Abertura:
- Fechado: A sensação é de tocar a parede lisa do colo do útero.
- Médio: Abertura intermediária entre aberto e fechado.
- Aberto: A sensação é de estar tocando uma covinha, muitas veze bem pequena.
5) Retire o dedo da vagina, retire e descarte a luva.
Como interpretar estas informações:
Durante a menstruação, o colo normalmente está baixo e firme, e um pouco aberto, para o fluxo passar. A sensação é mesmo de estar tocando a ponta do nariz. Não é necessário observar a posição do colo durante a menstruação, até porque o objetivo é identificar a ovulação.
Após a menstruação, o colo se mantém baixo e firme, e a abertura do útero se mantém fechada.
Quando a ovulação está se aproximando, o colo vai ficando mais alto, perto do topo da vagina, e vai ficando cada vez mais macio, como a sensação de tocar o lábio. Isto significa que vc está entrando no período fértil. A posição mais fértil é quando o colo está alto, macio e aberto (para os espermatozóides poderem passar). Mas não se preocupe se a posição variar um pouco no período fértil, às veze a ovulação se atrasa por alguma razão e o colo sobe e desce um pouco antes de atingir a posição ideal. Vc pode tb observar o colo alto, macio e aberto durante vários dias. Lembre-se que vc tem que analisar o conjunto dos sinais de fertilidade.
Após a ovulação, o colo desce, ficando mais baixo, firme e fechado. Lembre-se que a abertura das mulheres que já deram a luz é sempre maior. Então, pode ser que vc não sinta que a abertura esteja tão fechada. Esta mudança após a ovulação pode acontecer imediatamente, ou depois de algumas horas, ou mesmo de alguns dias. Cada mulher é diferente.
Quando a gravidez acontece, o colo às vezes sobe, ficando alto, macio e fechado. Mas isto pode acontecer em épocas diferentes em mulheres diferentes. Observar a posição do colo pra identificar a gravidez não é uma coisa muito certa ou confiável. Apenas o teste de gravidez positivo ou o ultrasom podem confirmar a gravidez.

Read more: http://sempremulhersempre.blogspot.com/ ... z1QCsAM0YY
Leka02

1
quarta 22 jun 2011 02:19

Mensagempor Elora » quarta 29 jun 2011 21:31

Leka, muito obrigada pela resposta, entendi tudinho! Abraços!
Elora

4
sexta 3 jun 2011 23:45

Mensagempor Lica06 » quinta 11 ago 2011 00:57

Elora Escreveu:Olá meninas!

Sou nova aqui no site, estou adorando! Vi que no gráfico tem um opção sobre o cólo do útero. Como faz para verificá-lo? Digo, quando verificamos, o que é de costume sentir e o que quer dizer?
Coloquei meu gráfico disponível, se vcs tiverem alguma opnião pode me dizer, por favor me ajudem!!
Desejo muita sorte para todas nós que tentamos realizar este sonho, bjs!!!

http://www.mamanandco.com.pt/ovulacao/p ... 0514-15568

Copiei isso do Yahoo, eu gostei espero que ajude...

O colo do útero fica "aberto" no período fértil da mulher e "fechado" no período não-fértil. Veja:

O colo do útero “sobe e desce” dentro da pélvis seguindo o ciclo. Isso é muito fácil de observar, e contribui para a mulher perceber quando está fértil.

Para observar esse movimento, a mulher pode colocar um dedo na vagina e alcançar o colo do útero lá no fundo: tocar o colo parece com a sensação de tocar a ponta do nariz. Repare quanto conseguiu introduzir do dedo até encontrar o colo.

Quando a mulher ovula, o colo fica mais alto na vagina, que por sua vez fica mais alongada. Às vezes, mesmo uma mulher que costuma tocar o colo, pode encontrar dificuldade de encontrá-lo, de tão alongada que fica a vagina.

Além disso, se tocamos o orifício vaginal, percebemos que ele abre e fecha: abre durante a menstruação e durante a ovulação, e fecha durante o período não-fértil. Às vezes, o orifício do colo fica tão aberto que parece uma narina.
** Ver o meu gráfico da temperatura basal** POSITIVO
Imagem
AMANDA Te Amo Muito !!
Lica06
primeiro passo

156
quarta 10 ago 2011 12:17
Curitiba

Voltar para Funcionamento do Gráfico da Temperatura Basal